Paraquedistas Veteranos realizam Encontro no Paraná

IV Encontro da Associação dos Veteranos Paraquedistas Militares do Paraná


Lapa (PR) – No último sábado, 20 de maio, o 15° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP), Grupo General Sisson, sediou o IV Encontro da Associação dos Veteranos Paraquedistas Militares do Paraná "Eterno Herói”. Na ocasião, cerca de 60 ex-integrantes da Brigada Paraquedista encontraram-se, no "Quartel dos Heróis", para uma jornada plena de atividades.

Inicialmente, os veteranos participaram de uma solenidade militar, na qual puderam reviver a vibração de outrora, entoando a canção “Eterno Herói”, declamando a “Oração do Paraquedista” e desfilando em continência ao Ministro do Superior Tribunal Militar, General de Exército Luis Carlos Gomes Mattos, maior autoridade presente. Na sequência, participaram de uma exposição de material de Artilharia e conheceram os Blindados M-113 e M-109, ambos de dotação da organização Militar.

Time da FAB representará o Brasil em campeonato de Paraquedismo na Alemanha

Ao término da atividade, os visitantes percorreram o Centro Histórico da Lapa (PR), a fim de conhecerem a região.

Dentre as autoridades presentes, destacaram-se o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara; e o Vice-Prefeito da Lapa, Joacir Gonçalves, que recepcionou, pessoalmente, os visitantes pela cidade.

A vibração e a energia desses veteranos permitiram a todos confirmarem a máxima: "uma vez soldado, sempre soldado!".


 Paraquedistas e Blindados: um pacto de sangue

Aparentemente, o encontro de tropas paraquedistas em uma unidade blindada pode parecer estranho. Porém, há uma forte e importante mensagem nas "entrelinhas".

Por suas peculiaridades, a tropa paraquedista, lançada no interior das linhas inimigas, tem a capacidade de combater por 72 horas, quando deverá ser realizada uma operação de junção com outra Força. Por suas características de grande mobilidade, poder de choque e potência de fogo, as Unidades blindadas são aquelas que, usualmente, receberão a missão de avançar a todo custo para se ligarem aos paraquedistas lançados na retaguarda inimiga.

Há portanto, um compromisso entre ambas: de um lado, há de se ter a confiança de que os "irmãos de arma" cumprirão sua missão, para chegarem dentro das 72 horas, e a garra para resistir; de outro, a determinação de avançar a todo custo, não importa quais forem os obstáculos, pois de sua chegada no prazo dependem os "irmãos do condor”.


Fonte: Exército Brasileiro
Paraquedistas Veteranos realizam Encontro no Paraná Paraquedistas Veteranos realizam Encontro no Paraná Reviewed by AJ Mesquita on 11:22:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.