Exército tem primeira turma de Sargentos Combatentes com Mulheres

Exército Brasileiro tem primeira turma de Sargentos Combatentes com Mulheres


Juiz de Fora recebeu a primeira turma do Brasil do Curso de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro com Mulheres. Dos 80 alunos, 64 são mulheres, que serão futuras combatentes da linha bélica. Antes, elas podiam ingressar apenas nas áreas de saúde, magistério e administração.

O curso começou no final de abril e vai até dezembro. Quando as atividades terminarem, elas irão para o Rio de Janeiro, onde farão a segunda fase. Todas as alunas serão treinadas para combate e podem chegar ao posto de capitão.

"Daqui a dois anos, elas serão os nossos primeiros sargentos nessa linha de ensino militar bélico e terão especialidades para participar de conflitos armados", explicou o comandante e diretor de ensino do 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve do Exército (GAC), coronel Marcelo Marques da Silva Brun.

Para receber as futuras combatentes, o prédio do Exército passou por algumas reformas estruturais. Até então, apenas homens serviam na unidade do GAC, até que uma ala feminina foi construída, com dormitórios e banheiros.

A aluna Gabrielli Maranhão é do Rio de Janeiro e ficou com a primeira colocação geral. "Quando eu vi a relação de candidatos por vaga do curso, quase desisti. Eram 179 candidatos por vaga, a relação mais alta do concurso. Resolvi focar, estudar e, quando saiu o resultado, não acreditei", contou.
As mulheres que vão entrar para a história do Exército Brasileiro estão ansiosas e determinadas. "A equipe de instrução está sempre nos incentivando a dar o nosso melhor, porque eles sabem que nós todas podemos. E não tem moleza, nem um pouco. Todo mundo pega pesado", destacou a estudante Andrielli Farias.

A aluna Natália Chagas veio do Rio Grande do Sul e disse que vai se dedicar muito nos treinamentos. "Espero mostrar aqui dentro que a mulher é capaz de carregar mochila, fuzil, subir morro, descer morro. Tudo que um homem faz a gente é capaz de fazer, com um pouquinho mais de dificuldade, mas sempre superando", concluiu.

Fonte: G1
Exército tem primeira turma de Sargentos Combatentes com Mulheres Exército tem primeira turma de Sargentos Combatentes com Mulheres Reviewed by AJ Mesquita on 13:40:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.