Os Cães de Guerra do Exército Brasileiro

Conheça os Cães de Guerra do Exército Brasileiro


Você sabia que o termo “Cão de Guerra” é utilizado para se referir a cachorros treinados especialmente para o emprego Militar? Esses animais, que também recebem treinamento para ações de combate, desenvolvem atividades que vão desde o patrulhamento e a guarda de instalações Militares, até o faro para a busca de drogas e explosivos. Dentre suas funções estão, ainda, a de cães policiais.

Forças Armadas ajudam a distribuir cestas básicas na BR-163

Sua Carreira Militar inicia-se logo após o desmame, o que ocorre por volta de seus 40 dias de vida, e eles podem permanecer no serviço ativo até os oito anos de idade. Pode parecer pouco tempo, no entanto, para a vida de um cão, esse período é o suficiente e seu desligamento das atividades é merecida e necessária. Em comparação com a vida de um ser humano, o envelhecimento desses amigos caninos inicia-se mais cedo e, por eles irem perdendo a capacidade de adaptação a sobrecargas funcionais, não se pode exigir que possuam a mesma atuação de um animal jovem, mesmo que tenham recebido todos os tratamentos e acompanhamentos existentes ao longo de sua vida.

Dessa forma, mantemos os níveis operacionais dos canis militares, com uma renovação contínua e gradual do efetivo e um controle de seus quantitativos, sempre com cães no início do treinamento, com cães aptos a atuar e com aqueles que já estejam atingindo a idade de passarem para a reserva. Para isso, o 5º Batalhão de Suprimento (5° B Sup) possui um Canil apto a realizar todas essas atividades e segue rigorosamente todas as normas militares de adestramento, atento ao bem-estar animal, para que o plantel esteja sempre em plenas condições para cumprir qualquer missão, sem que nenhum cão seja prejudicado.

Nosso plantel é composto de cães das raças Rottweiler, pastor Alemão e Pastor Belga de Malinois, e cada raça possui uma aptidão e habilidade e é treinada para uma missão específica. Alguns cães possuem a capacidade de desenvolver mais habilidades, o que chamamos de cão multifuncional.

Fonte: Exército Brasileiro
Os Cães de Guerra do Exército Brasileiro Os Cães de Guerra do Exército Brasileiro Reviewed by AJ Mesquita on 20:57:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.