FAB promove Colônia de Férias para Alunos com Necessidades Especiais

Base Aérea de Florianópolis promove Colônia de Férias para Alunos da Educação Especial


Alunos portadores de Necessidades Especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) estiveram na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) para uma programação de férias. A 21ª edição da Colônia de Férias Voo Livre, que se encerra nesta quarta-feira (25/01), reuniu 57 alunos.

Divididos em dois grupos, os participantes hospedaram-se durante dez dias no alojamento da Base. De lá, diariamente, partiam para atividades lúdicas na capital catarinense e região. O grupo visitou praias, restaurantes, casas de cultura e parques.

“O que eles gostam mesmo é da trilha da Base Aérea. É o ponto alto da colônia de férias”, relata o terapeuta ocupacional e coordenador do segundo grupo de alunos, Rafael Borges. O profissional afirma que os dias em que os alunos convivem juntos na colônia de férias ajudam a reforçar os vínculos e subsidiar o processo educativo e de inclusão social.

FAB fecha 2016 com 190 órgãos transportados

Para a realização da trilha, os alunos vestiram camisetas que integram o fardamento normalmente utilizado em ações militares de campanha. A camuflagem do rosto completou a preparação para a atividade iniciada com a formação da tropa, comandada pelo Sargento da Reserva José Gilberto Luz. Assistido por Militares Voluntários, o grupo entrou na mata localizada dentro da área da Base Aérea. No caminho, os participantes encontraram oficinas, similares as realizadas em cursos militares, sobre como conseguir água e comida na mata e produzir fogo. Os cadeirantes também participaram da atividade.


"Isso faz com que eles se sintam realmente incluídos na tarefa que é relevante não só para os militares, mas para todo cidadão comum. Eles saem da rotina normal e têm a oportunidade de interagir com a natureza de maneira consciente, além de melhorarem a autoconfiança e a autoestima”, afirma o Comandante da BAFL, Coronel Antonio Ferreira de Lima Júnior.



Oficinas foram realizadas ao longo da trilha

Neste ano, não foram apenas os alunos especiais que demonstraram superar limites. O Sargento Luz, instrutor Voluntário da colônia de férias desde a primeira edição, também mostrou muita força de vontade ao completar o trabalho mesmo depois de ter sofrido dois infartos. “Poder passar um pouco de atenção, carinho e cuidado para quem tanto precisa é o nosso combustível e nos dá força para superar qualquer dificuldade”, expressa.

As atividades iniciaram na primeira semana de janeiro (07) com a apresentação da banda de música da Base. O repertório incluiu marchinhas de carnaval que animaram os participantes. Na ocasião, a Presidente da APAE de Florianópolis, Elizabeth Teresa Donato das Neves, agradeceu o apoio da BAFL ao projeto. “Sem esse trabalho conjunto não conseguiríamos realizar a nossa colônia de férias”, relatou.

Fonte: Aeronáutica
FAB promove Colônia de Férias para Alunos com Necessidades Especiais FAB promove Colônia de Férias para Alunos com Necessidades Especiais Reviewed by AJ Mesquita on 19:23:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.