Exército envia mais Tropas para o Haiti

Comando Militar do Nordeste realiza cerimônia de despedida para Militares que embarcarão para o Haiti



 O Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizou, no dia 29 de novembro, a solenidade de despedida da tropa que integra o 25º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH). A solenidade aconteceu na Base Aérea do Recife e contou com diversas autoridades, entre elas, o Ministro da Defesa, Raul Junghmann, o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, o Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, além dos familiares dos Militares que compõem o primeiro embarque. Na ocasião, o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães, abençoou a tropa.

Ao todo, serão quatro embarques. O primeiro, no dia 30 de novembro, e os demais, nos dias 3, 5 e 9 de dezembro. Integram o contingente 990 homens e mulheres oriundos das Organizações Militares do CMNE, que seguem destino ao país caribenho para apoiar as instituições haitianas, manter a segurança e contribuir com a ajuda humanitária. De acordo com o Comandante do 25º CONTBRAS, Coronel Roberth Alexandre Eickhoff, a tropa passou por quatro meses de treinamento, o efetivo está pronto e conta, ainda, com o reforço de militares da Marinha e da Força Aérea.

Para o Comandante Militar do Nordeste, a missão tem como principal objetivo proporcionar a ajuda para o desenvolvimento do Haiti. “Para nós, militares, é a oportunidade de colaborar com aquele país e de proporcionar ao nosso contingente uma experiência profissional muito grande”, destacou.

FAB envia Pelotão de Infantaria para o Haiti

A tropa nordestina substituirá o 24º Contingente, composto por integrantes do Comando Militar do Planalto (CMP), sediado em Brasília (DF). A Zona de Ação no Haiti será assumida no dia 9 de dezembro e a tropa deverá permanecer na missão durante seis meses.


O Ministro da Defesa ressaltou o orgulho e o reconhecimento pela missão. “Há 12 anos, estamos assegurando a paz e proporcionando a segurança no Haiti. Saímos daqui com o capacete azul das Nações Unidas, representando o mundo e o nosso compromisso com a paz humanitária”, resumiu.

Criada em 2004, a MINUSTAH teve as Forças Armadas Brasileiras sempre ocupando um papel preponderante. A participação brasileira em missões de paz caracteriza-se como um instrumento de política externa. Essa atividade tem contribuído para estreitar as relações com países de particular interesse para a diplomacia brasileira. O País pode se orgulhar de sua participação nas operações internacionais, pois projeta uma imagem favorável, colhendo significativos dividendos internos e externos, ratificando sua posição de importante ator no cenário mundial e conquistando o espaço que lhe é devido no âmbito das relações exteriores.

Fonte: Exército Brasileiro
Exército envia mais Tropas para o Haiti Exército envia mais Tropas para o Haiti Reviewed by AJ Mesquita on 00:51:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.