EsPCEx realiza a Operação “Hostium Evadendi”

Escola Preparatória de Cadetes do Exército realiza a Operação “Hostium Evadendi”


Nos dias 28 e 29 de novembro, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) promoveu o Desafio MilitarOperação “Hostium Evadendi” (Fugindo das Linhas Inimigas). Os alunos realizaram uma atividade surpresa, que compreendeu a prática das instruções Militares e as atividades das disciplinas de ensino superior acadêmico.


O dia começou com a rotina normal. Os alunos fizeram provas (exame intelectual) e, quando assistiam a uma palestra do Comandante da Escola, foram acionados para cumprir uma missão inopinada.

AMAN realiza manobra escolar de Infantaria

Durante os dois dias de exercício, os discentes puderam integrar os assuntos das disciplinas profissionais com os das disciplinas acadêmicas, além de desenvolverem a rusticidade, a flexibilidade, a iniciativa e a tomada de decisão. Já professores, instrutores, monitores e instruendos trabalharam o espírito de corpo e a camaradagem.


As viaturas foram vedadas para impedir que os alunos soubessem para onde estavam sendo levados. Foram tratados como “prisioneiros de guerra” e tiveram que buscar informações e suprimentos para a evasão, por meio de pistas e orientações adquiridas pelos conhecimentos cognitivos das disciplinas acadêmicas cursadas no corrente ano.

Houve, ainda, atividades de inteligência e contra-inteligência, acantonamento em instalações dentro do Distrito de Sousas e evasão para as linhas amigas (marcha de 20 km através campo). Ao final da marcha, executaram a transposição de um curso d’água de 400 metros.


O encerramento foi marcado com uma formatura geral do Corpo de Alunos no Pátio Agulhas Negras, para registrar a última atividade de instrução da “Turma 150 anos da Campanha da Tríplice Aliança” na Escola.

No próximo dia 10 de dezembro, a turma participará da tradicional solenidade de encerramento do ano letivo e da saída pelos portões da EsPCEx.

Fonte: Exército Brasileiro
EsPCEx realiza a Operação “Hostium Evadendi” EsPCEx realiza a Operação “Hostium Evadendi” Reviewed by AJ Mesquita on 15:56:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.