SAAB traz Programa de Transferência de Tecnologia do GRIPEN para o Brasil

Empresa Sueca que produz o Caça Gripen traz Programa de Transferência de Tecnologia para o Brasil



Quando o Governo brasileiro assinou o contrato com a Saab, para o desenvolvimento e a produção de 36 Caças Gripen NG, o acordo também incluiu um programa de transferência de tecnologia. O objetivo do programa é oferecer à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o Gripen no Brasil. E um de seus marcos importantes é a abertura do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN) no Brasil.

O Programa de Transferência de Tecnologia do Gripen teve início, de fato, em outubro de 2015, quando os primeiros 50 de um total de 350 engenheiros das empresas parceiras da Saab no Brasil chegaram à Suécia. O objetivo do programa é preparar os engenheiros, com treinamentos teóricos e práticos, para que, ao retornarem ao Brasil, possam aplicar seus novos conhecimentos e habilidades. Os primeiros engenheiros brasileiros voltaram ao país, depois de um ano na Suécia, para começar a trabalhar nas instalações do GDDN. Junto a cerca de dez engenheiros suecos da Saab, eles serão os primeiros a desenvolver o caça Gripen em território brasileiro.

O GDDN está localizado nas dependências da Embraer, em Gavião Peixoto, estado de São Paulo. As novas instalações serão o hub para o desenvolvimento da tecnologia do Gripen NG no Brasil, onde estarão baseados também o centro de testes de voo e de montagem final do Gripen. O GDDN pode ser descrito como um local de projetos de profissionais, em sua maioria, da Embraer e da Saab, mas também vindos de outros parceiros industriais brasileiros e do cliente.

O GDDN inclui o ambiente necessário para o desenvolvimento do Gripen, os testes e a verificação do caça, bem como seus sistemas de suporte. Além disso, o local se conecta à Saab na Suécia e aos parceiros industriais no Brasil.

Fonte: SAAB
SAAB traz Programa de Transferência de Tecnologia do GRIPEN para o Brasil SAAB traz Programa de Transferência de Tecnologia do GRIPEN para o Brasil Reviewed by AJ Mesquita on 11:04:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.