Marinha promove palestra sobre segurança da navegação no CPPR

CPPR promove palestra sobre segurança da navegação



A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) promoveu, na manhã do dia 23 de novembro, uma reunião com proprietários de marinas, representantes de iates clubes e de prefeituras do Litoral do Paraná. Também presentes ao encontro, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O objetivo da reunião foi divulgar a normatização prevista pela Marinha do Brasil para o uso de áreas e a sinalização nas praias, rios e lagos da região, com foco nas ações da “Operação Verão”, que ocorrerá entre dezembro e março de 2017. Antes disso e após esse período as equipes de inspeção naval da CPPR permanecerão alertas.

Atualmente estão registrados na CPPR cerca de 20 mil navegadores (habilitados como arrais amador e motonautas) e mais de 30 mil embarcações cadastradas (entre barcos e motoaquáticas).                            
“Nosso propósito é que tenhamos um verão livre de acidentes e, para isso, contamos com a colaboração de todos os agentes das comunidades marítima, aquaviária e pesqueira, e demais órgãos públicos. Buscamos levar ao conhecimento de todos a importância dos procedimentos de segurança e o cumprimento da legislação”, disse o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva.

Fiscalização

Entre as normas que deverão ser cumpridas estão as que tratam, por exemplo, da indicação de áreas exclusivas para o tráfego de “bananas boats”, de motoaquáticas e de caiaques, bem como deverão ser expressamente indicados os locais destinados aos banhistas, para pesca e a prática de surf e de stand up.

Outra preocupação da Marinha do Brasil é com relação aos barcos de transporte de passageiros, utilizados nas travessias para as ilhas do litoral do Paraná. É importante que todos obedeçam a regras como: lotação permitida,  tripulação disponível e habilitação de seus condutores.

O presidente da Associação dos Barqueiros das Baías do Litoral Norte do Estado do Paraná (Abaline), Ariovaldo Basko, disse ter ficado satisfeito em observar a preocupação da Marinha com a segurança de todos. “Este é o momento de tiramos dúvidas e estarmos mais próximos. Todas as normas são repassadas aos nossos associados rotineiramente”, frisou Barros. No ano passado, os 54 barcos cadastrados na Abaline transportaram cerca de 1.500 pessoas no Litoral do Paraná.

Marinas

Outro ponto destacado na reunião foi o papel das marinas junto aos seus associados. Entre as ações de segurança estão o acompanhamento do itinerário e o controle dos horários de saída e de chegada das embarcações, bem como ter uma comunicação eficiente com seus usuários.

Segundo Hernani Bergossi, Administrador do Iate Clube de Guaratuba, os associados receberão todas as orientações necessárias. “Reuniões como essa nos aproximam e nos auxilia a instruir nossos associados a navegar com maior segurança”, declarou Bergossi. Atualmente, o Iate Clube de Guaratuba possui 562 embarcações associadas.

Segundo o Comodoro do Iate Clube de Caiobá, Ewaldo Antonio Buschle Neto, a união de esforço é primordial. “Esta reunião serviu para esclarecermos pequenas dúvidas que possamos ter sobre as normas aplicadas à segurança da navegação. Acredito que, se todos trabalharmos juntos, evitaremos acidentes e isso é uma preocupação constante do nosso iate clube”, declarou. Atualmente, o Iate Clube de Caiobá possui cerca de 1.100 associados e perto de 400 embarcações.

O Comodoro da Marina Ponta do Poço, Floresvaldo Lesko, em Pontal do Paraná, destacou que levará a todos os 57 associados os conhecimentos recebidos na reunião promovida pela CPPR. “Foi uma reunião muito interessante para todos nós que atuamos no setor. É importante atualizarmos as informações sobre normas e regras em vigor. As informações recebidas hoje serão repassadas aos nossos associados”, comentou.

Segurança

No site da Capitania dos Portos do Paraná é possível conhecer os procedimentos corretos para uma navegação segura, além de informações sobre habilitação de amadores. Acesse: www.mar.mil.br/cppr.

Fonte: Marinha do Brasil
Marinha promove palestra sobre segurança da navegação no CPPR Marinha promove palestra sobre segurança da navegação no CPPR Reviewed by AJ Mesquita on 15:31:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.