Exército faz simulação de ações para época de chuvas no ES

Força tarefa ocorreu com Defesa Civil, agentes de saúde e bombeiros



O Exército Brasileiro participou, nesta quinta-feira (24), em Vila Velha, de uma simulação de ações em meio a transtornos causados por fortes chuvas. O treinamento foi feito junto com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e agentes de saúde.
Caminhões equipados com um sistema moderno de comunicação fizeram parte da ação no Batalhão do Exército. Cada caminhão funciona como uma central de informações. Militares fizeram simulações com base nas chuvas que atingiram o estado em 2013, e que deixou 24 mortos.

Os quatro caminhões concentraram operações de segurança na Copa do Mundo e nas Olímpiadas no Brasil. Com o término desses eventos, os veículos passaram a ser usados para dar apoio em áreas de grande tragédias.

Segundo o coronel Moura, chefe de operações do Ministério da Defesa, fala da importância da comunicação entre os órgãos durante grandes desastres.

“Procuramos atuar em áreas onde há a probabilidade de alguma calamidade ou catástrofe, de modo que possamos treinar esse apoio. Porque em grandes desastres, pode acontecer de cair as comunicações, ou ficarem deficientes e muito minimizadas. Nós temos equipamentos que nos permitem o que chamamos de ‘comando e controle’, ou seja, de maneira independente estabelecemos toda a comunicação, para melhor atuar em prol da Defesa Civil”, afirmou.

A técnica da Viligilância Ambiental, Roberta Nogueira, explica que a força tarefa que trabalha integrada tem acesso a informações e assim podem direcionar o trabalho das equipes.

“As informações dizem a respeito ao número de desabrigados, de pessoas que estão em alguma situação que ofereça risco à saúde, como o contato com água contaminada, no caso de enchente e inundação”, disse.

De acordo com o coronel D'isep, comandande geral dos Bombeiros, a simulação de monitoramento de situações de risco colabora com a Defesa Civil.

“A nossa Defesa Civil, tem um plano estadual de proteção, preparado para agir nos casos de desastre, mas nós precisamos de apoio de outros órgãos. Então, essa é a importância do exercício. Testar como aciona e funciona dos outros órgãos, nessa outra complementação do nosso serviço”, explicou.

Fonte: G1
Exército faz simulação de ações para época de chuvas no ES Exército faz simulação de ações para época de chuvas no ES Reviewed by AJ Mesquita on 22:18:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.