Esquadrão Cobra da FAB participa de Ajuda Humanitária

Esquadrão Cobra da FAB transporta pacientes graves na fronteira com a Colômbia



Na manhã de quinta-feira (24/11), o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (Esquadrão Cobra), da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou dois pacientes em estado grave de Tabatinga para Manaus, uma distância de cerca de 1.110 km. O município está localizado na fronteira do Brasil com a Colômbia e não possui os recursos médicos dos quais os pacientes necessitavam.

A FAB foi acionada na noite de quarta-feira (23/11). No dia seguinte, às 7h, a aeronave C-97 decolou com destino à fronteira. Entre os pacientes estava uma senhora de 77 anos. Vítima de um atropelamento por motocicleta, a mulher estava com traumatismo craniano e fratura na clavícula e no antebraço direito. Ela recebeu os primeiros atendimentos ainda em Tabatinga, mas, devido à gravidade dos ferimentos, precisava de assistência especializada oferecida na capital amazonense.

“Na condição que estava evoluindo, com oscilação no nível de consciência e convulsão, havia grande chance de óbito em função do trauma agravado pela questão da idade”, explicou o Chefe do Serviço Regional de Saúde (SERSA-7), Capitão Médico Waldyr Moysés de Oliveira Junior.

Na mesma missão, o Esquadrão Cobra transportou um homem de 33 anos. O paciente estava com uma fratura no quadril, com hematoma intra-abdominal. “Houve uma estabilização da fratura por uma equipe médica em Tabatinga, mas a conclusão do tratamento precisava ocorrer em Manaus”, disse o Tenente Médico André Saraiva.

Interação

O estado dos pacientes era muito grave e, por isso, a missão exigiu maior grau de interação entre a equipe de saúde e a tripulação.

Durante o voo, houve necessidade de fazer alguns ajustes na pressurização e na temperatura da cabine, mesmo com a utilização de aquecimento com cobertor durante o voo.

Ao chegarem à capital do Amazonas, os pacientes foram encaminhados para hospitais da cidade. A mulher foi para o Hospital Pronto-Socorro João Lúcio Pereira Machado, referência em neurocirurgias. Já o homem foi levado para o hospital e pronto-socorro 28 de Agosto.

Fonte: Aeronáutica
Esquadrão Cobra da FAB participa de Ajuda Humanitária Esquadrão Cobra da FAB participa de Ajuda Humanitária Reviewed by AJ Mesquita on 18:26:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.