Noruega cria Serviço Militar Obrigatório para Mulheres

A Noruega se tornou o primeiro país da Europa a adotar o Serviço Militar Obrigatório para mulheres.

mulheres-exercito-noruega1

As Mulheres norueguesas ganharam mais uma vitória na luta pela igualdade de direitos e deveres com os homens. A partir de agora, elas têm a obrigação de se alistar nas Forças Armadas Norueguesas, assim como os homens.

As mulheres receberam o direito de servir às Forças Armadas na década de 80, mas até então, não eram obrigadas a se alistar. O país nórdico é conhecido pela luta de igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, e o Parlamento Norueguês achou por bem estender a obrigatoriedade do Serviço Militar a elas também.

mulheres-exercito-noruega-2

Atualmente, países como Coreia do Norte, Cuba, Israel e Tunísia também instituem o Serviço Militar Obrigatório às mulheres.

Saiba como é o Serviço Militar Obrigatório no Brasil

No momento, as mulheres constituem apenas algo em torno de 9% das Forças Armadas da Noruega, porém, o objetivo do governo é atingir 20% do contingente até 2020.

Obviamente esta decisão do governo está gerando polêmicas e críticas, positivas e negativas, entre os noruegueses e outros políticos.

Noruega cria Serviço Militar Obrigatório para Mulheres Noruega cria Serviço Militar Obrigatório para Mulheres Reviewed by AJ Mesquita on 03:34:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Facebook

Tecnologia do Blogger.